28 maio 2015

Destino do cinema - Kuleshov e Griffith

O "Efeito Kuleshov"

O cineasta russo Liev Kuleshov demonstrou o efeito que a montagem exerce sobre a interpretação da imagem cinematográfica com uma série de experimentações, sendo a mais famosa, a que apresenta a mesma imagem do ator Mozjukhin, interpelada por outras três. A analogia é simples: Mozjukhin + prato de sopa = fome, Mozjukhin + criança morta = piedade, Mozjukhin + mulher = desejo.


Como destaca Bazin, "o sentido não está na imagem, ele é sua sombra projetada, pela montagem, no plano da consciência do espectador" (O que é cinema, 2014, pág. 98).

Lírio Partido 
(Broken Blossoms, 1919), de D. W. Griffith



Para André Bazin, o filme do diretor americano é um perfeito exemplo do processo de decupagem e da função exercida pela montagem no cinema do início do séc. XX, que revela uma identificação direta com a quarta parede do teatro.