Apresentação

Pensamento-cinema é um curso de extensão em Filosofia da UFT (Universidade Federal do Tocantins) em parceria com o curso de Teatro da UFT. Enquanto atividade de extensão, o curso é gratuito, aberto a todos, e não demanda ao público participante do curso nenhum pré-requisito senão o interesse nas relações entre ideias e imagens, na luz e no tempo.


Além de promover, no plano do pensamento, a multidisciplinaridade e o cruzamento entre arte e filosofia, este curso de extensão procura, no domínio sócio-espacial, estender, na direção da cidade e para além de seu lugar de costume, o alcance da universidade.


O curso de extensão Pensamento-cinema é aberto não apenas ao público universitário como também ao público interessado não universitário.

 

O ciclo do curso é, em princípio, semestral. Seu formato varia a cada temporada. Sempre há exibições de filmes e uma conversa teórica. Desde 2013, já realizamos 9 edições. Imagens reunidas em torno da filosofia de Spinoza, temas e filmes propostos por convidados, o cinema segundo André Bazin, o cine-documentário e a questão da verdade, Deleuze e o cinema, a produção local de documentários, Chris Marker e a Grécia, são exemplos de temas e propostas tratados no curso.


Em geral, as exibições se dão no Cine CULTURA, instituição municipal parceira do curso, ou na sala de projeção do SESC-Palmas.

 

O curso é coordenado pelos professores Leon Farhi Neto (Filosofia UFT) e Gustavo Henrique Lima Ferreira (Teatro UFT).